Dar sentido

Mãe/pai vocês não estão sozinhos, juntos somos mais fortes!

Quando passei pelo processo oncológico com o meu filho Ricardo, no final, tornou-se evidente para mim que tinha que dar um sentido a tudo o que passamos, a tudo o que aprendemos, a tudo o que alteramos na nossa vida, esse sentido passou a fazer parte do meu objetivo de vida.

Então passei a integrar a Acreditar, uma associação de pais e amigos de crianças com cancro, para iniciar um novo caminho.

O que pretendo efetivamente, é oferecer o meu apoio e disponibilidade para ouvir outras mães que estão a passar agora por aquilo que eu já passei, eu não sei o que estão a sentir, mas eu entendo perfeitamente o que estão a passar, e a forma que encontro é partilhando a minha própria experiência!

Todas as mães que passam por isto são muito mais fortes do que algumas vez imaginaram ou do que alguma vez as fizeram crer!

A maternidade e a paternidade são uma fonte incrível de força, de capacidade de enfrentar qualquer situação com os nossos filhos por muito dura que seja, desenvolvemos uma resiliência única!

O que tento sempre transmitir é o seguinte: mães/pais, cuidem de vocês também, não só da Vossa saúde física mas principalmente da Vossa saúde psicológica e emocional, o processo é longo e nós temos que percorrer todo o caminho da melhor forma possível, os nossos filhos estão muito atentos a nós, à nossa atitude, à nossa coragem, à nossa fé, à nossa confiança nos médicos, nos tratamentos, na nova alimentação implementada, e vão copiar, como sempre, tudo o que vêm, e se sentirem que acreditamos eles também acreditam e lutam sempre!

Não tenham medo de pedir ajuda, a nossa vulnerabilidade é benéfica, quando a expomos ganhamos força para continuar!

Nós temos que nos munir de tudo o que esteja ao nosso alcance nesta fase para tornar o processo mais leve, quer familiares, quer amigos, profissionais de saúde e organizações de suporte como a Acreditar e outras!

A medicina tem evoluído imenso, e nós temos os melhores profissionais de saúde na área da oncologia pediátrica, confiar nisso alivia os nossos medos e preocupações de mãe/pai.

Aprendemos a nossa primeira grande lição, a partir do diagnóstico oncológico, viver um dia de cada vez, é uma aprendizagem que fica para a vida, celebrar cada dia, cada vitória, cada progresso, cada passo por mais pequeno que seja dado na direção certa, merece reconhecimento e comemoração.

Todo o processo é um desafio constante, cheio de momentos sem chão, mas também com muitos momentos de alegria, e todos eles cheios de muito amor e carinho, sim, porque descobrimos que esse é um dos grandes fatores que contribui para a cura, o Amor em toda a sua plenitude!

Por isso o Amor e a Esperança é o que nos acompanha desde o primeiro minuto, e são fortes aliados no potencial de recuperação do nosso filho!