Alimentação cuidada e restantes cuidados essenciais
Gostaria de partilhar o que fizemos com o Ricardo quando percebemos que a alimentação é a base da nossa saúde, igualmente importante é fazer exercício físico regularmente e yoga, meditação, ou outros para acalmar a mente, encontrar a paz e focarmo-nos na solução da forma o mais positiva possível.
Se tratarmos o corpo físico, mental, espiritual e emocional a nossa saúde agradece e restabelece.
Refiro quais os alimentos que retiramos da nossa alimentação (sem fundamentalismos, claro).
– Açúcar e todos os alimentos ricos em açúcar (o cancro alimenta-se de Açúcar)
– Tudo o que for refinado ou preparado com produtos refinados como a farinha branca
– Alimentos processados
– Gorduras saturadas
– Carnes gordas
– Enchidos e seus derivados como o fiambre
– Leite e derivados
– Arroz branco devemos dar preferência ao integral.
Se o cancro e outras doenças se produzem devido a excesso de inflamação a solução parece simples, procuremos alimentos anti-inflamatórios como por exemplo:
– Peixes azuis (sardinha, cavala, atum e salmão selvagem)
– Frutos secos e sementes (nozes, sementes de linhaça são as melhores, amêndoas, castanha do Pará, caju, avelãs, noz de macadâmia, noz-pecã e pistachios)
– Especiarias e ervas aromáticas são excelentes anti-inflamatórios (açafrão da índia é o maior deles, pimenta de caiena, malagueta, manjericão, gengibre, canela, orégãos, salsa, alecrim, tomilho e mostarda)
– Vegetais em geral principalmente a cebola, alho, crucíferas (bróculos), abacate, espargos, cenouras, abóbora, alface, batata-doce, pimentos, espinafres, tomate, azeitonas e azeite.
– Algas e cogumelos,
– Legumes as lentilhas, ervilhas, feijão mungo, arroz negro, arroz vermelho
– Frutos – o melão, acerola, groselhas, arandos, framboesas, morangos, uva preta, limão e todos os outros.
– Bebidas – o chá verde e o vinho tinto.
– Se pretende adoçar o que quer que seja opte por estévia (planta originária do Paraguai e adoça trezentas vezes mais que o açúcar) e o xarope de agave (é um extrato de seiva de cato é a mesma planta usada para fabricar tequila) cujo índice glicêmico é baixo.
Onde encontrar ômega 3 (já que o nosso organismo é incapaz de produzir, mas que necessitamos para manter o corpo em perfeito funcionamento, uma vez que participam na formação das membranas celulares, no desenvolvimento do cérebro, na elasticidade dos vasos sanguíneos, na coagulação e na resposta inflamatória e imunitária) – sementes de linho, peixes azuis, frutos secos, algas. O ómega 6 também é muito importante, mas normalmente temos em muita quantidade o que também não é favorável e está presente nos óleos vegetais de milho, girassol e soja e na carne.
Para nos protegermos do excesso dos radicais livres (ou stress oxidativo que é quando existe excesso de radicais livres ou défice de substâncias que neutralizem os antioxidantes) devemos ingerir alimentos antioxidantes como o chocolate com uma percentagem de cacau acima de 70%, chã verde, cogumelos, fruta mediterrânica como o limão, ameixa, alperce, uva preta, melão, tangerina, melancia, nêspera, pêssego, maçã, laranja, cereja e morango. Fruta tropical como o maracujá, lima, abacate, ananás, papaia, manga e banana. Especiarias – cominhos, orégãos, pimenta preta e tomilho e ainda canela, menta, baunilha, gengibre e noz-moscada.